Especial El Cruce Los Andes 2023

Essa prova é muito especial para nós atletas brasileiros, seus desafios, uma beleza impar, confraternizar com atletas de outras nacionalidades, acampar e desfrutar de cada etapa. Uma corrida que demanda muito planejamento, esforço físico, mental com a rotina de treinos que começa bem antes de pensarmos em nos inscrever para el cruce, e claro a parte financeira.

Atendemos grande parte dos atletas que se permitem participar desse desafio já faz alguns anos, e temos essa área especial em nosso site nas datas mais próximas com algumas informações básicas da prova, o check-list de equipamentos, um especial que fazemos dos principais equipamentos e um cupom desconto especial para vocês.

USE:  ELCRUCE23MT e garanta 15% de desconto á vista em nosso site ou 5% parcelado para darmos uma forcinha com os equipos!

E não deixe de consultar nossos consultores e tirar suas dúvidas nas lojas físicas ou via whatsapp.

Uma excelente prova terráqueos!

 

O OBJETIVO

O objetivo da prova é cruzar os Andes , juntando Argentina e Chile . Numa distância de mais de 100 km , divididos em 3 etapas.

Dado que a Cordilheira dos Andes oferece muitas passagens para ligar os dois países, o percurso muda todos os anos, mantendo sempre enquadramentos geográficos únicos no mundo.

OS LUGARES

Os locais onde acontece o evento são de uma beleza ímpar. Os corredores atravessam montanhas e vulcões, picos nevados, florestas, lagos, vales e áreas rochosas.

Apesar de ocorrer durante o verão, as variações climáticas são enormes. Algumas edições foram acompanhadas de dias de sol espetacular, com temperaturas que podem chegar aos 20º. C. Outros, porém, enfrentam corredores com situações climáticas verdadeiramente adversas que podem incluir frio, neve, ventos intensos e chuvas fortes.

Por tudo isto, a exigência física dos corredores é enorme e exige um treino prévio intenso. É uma corrida para quem gosta de aventura e está disposto a enfrentar 3 dias a correr e a viver no meio da montanha, suportando todas as dificuldades que isso implica.

OS CORREDORES

Embora seja uma corrida de extrema aventura, consegue atrair um grande número de corredores de todo o mundo. Na última edição participaram mais de 2.000 corredores de 35 países diferentes, um verdadeiro recorde para uma prova de montanha de 3 dias.

Os corredores misturam homens e mulheres de diferentes idades, a maioria amadores e alguns de elite, que partilham a paixão por embarcar numa aventura que irá testar os seus próprios limites.

A prova é disputada em equipas de 2 pessoas (Senhoras, Senhores ou Mistas) que deverão permanecer juntas durante todo o percurso. Na XII edição devido à grande procura, decidimos adicionar a categoria INDIVIDUAL.

O esforço e a dedicação de tempo, energia e recursos que a corrida exige fazem com que sejam vividas emoções intensas e geradas memórias indeléveis.

A ORGANIZAÇÃO

Organizar um evento desportivo desta envergadura não é fácil. Uma equipe de mais de 30 pessoas trabalhou duro nos meses anteriores, chegando a mais de 900 nos dias de prova. A sua prioridade é ajustar todos os detalhes e poder prestar aos corredores todos os serviços necessários para tornar a sua experiência mais fácil e agradável. Das refeições à montagem dos acampamentos, à hidratação e ao transporte, tudo exige um enorme esforço e coordenação humana, até porque é realizado em zonas de alta montanha, isoladas de qualquer centro urbano.

A segurança dos corredores é uma prioridade para a organização. É por isso que durante toda a prova há aconselhamento médico de um renomado especialista esportivo que responde às dúvidas dos corredores e, se necessário, decide se alguém pode ou não continuar. Da mesma forma, em caso de emergência, há apoio de ambulâncias e helicópteros para realizar resgates e transferências.

Todas essas características fazem de El Cruce uma corrida única no mundo.

Nem todos podem executá-lo.
Mas ninguém que o dirige poderá esquecê-lo.

 

Dicas Mundo Terra:

Conheça o percurso e planeje bem sua alimentação, hidratação, kit de cuidados pessoais e os calçados, equipamentos e vestuário.

Tanto no Checklist quanto em nossas dicas nós procuramos ser conservadores na parte de equipamentos, pois como já participamos de muitas corridas pelo Brasil e pelo Mundo a fora, sabemos que coisas ruins podem acontecer a bons equipamentos de vez em quando.

Nossas dicas são pautadas com ética e transparência e baseados em nossas experiências, o ideal é procurar entender e ver o que faz ou não sentido para você. Não queremos que leve nada de mais, mas também não passe sufoco por alguma situação que possa ocorrer antes ou durante seu projeto de vida, que é particiopar e concluir o El Cruce com conforto, segurança, mesmo perguntando muitas vezes:

- O que estou fazendo aqui? Porém, ao cruzarmos a linha de chegada, saberemos que vamos armar aquele sorrizão no rosto e sentiremos aquela euforia, passando várias coisas na cabeça, e a sensação única, muitas vezes inexplicável que somos invencíveis! E quando concluírmos o El Cruce já começamos a pensar, até mesmo antes de comemorar tomando uma gelada,  no próximo desafio, não é mesmo?   

Portanto algumas vezes sugerimos levar um ou dois itens a mais que atletas em geral já levam, e para quem for mais conservador até mesmo alguns itens a mais individualmente ou quando forem em grupos terem a mão se alguém precisar como por exemplo, 1 par de bastão de caminhadas extra no grupo, caso o seu par sofra algum dano seja no transporte ou ao longo dos dias de corrida. Assim você fica garantido e não vai virar meme na página do perrengue chique. 

Exemplos:

Caçados, seus tênis de Trail Run, não de uma de estagiário! Use seus tênis de corrida antes do El Cruce atleta! Previna bolhas, lesões nos dedos e em outras partes do pé usando seus calçados e treinando e realizando outras provas, assim você não terá surpresas desagradáveis que poderão tirar você de cena durante o El Cruce. Informe-se sobre cada uma das etapas, qual tipo de terreno, altimetria, kilometragem, assim você poderá decidir melhor com qual tênis poderá correr em cada dia. Como qual perfil ideal de solado, drop, conforto. Com ou sem mebrana a prova dágua, se for optar por um tênis com Goretex, Hivent ou alguma proteção impermeável para não molhar os pés. 

Tenha mais de um par de calçados sempre a disposição!

Meias, sempre 100% sintéticas, com fibras que não retém água, que transportam o suor rapidamente para fora do calçado. Sem costuras ou costuras planas, que evitam atrito. Use suas meias com os calçados nos treinos e evite surpresas desagradáveis. Cano mais baixo, mais alto, com ou sem compressão vai de acordo com o gosto do atleta.

Mochilas, usar e colocar no corpo, fazer todos ajustes e regulagens como estará montada para cada dia do El Cruce, fazer os testes nos treinos com a Mochila igual vai utilizar quando chegar a hora da prova.

Seja com corredor precavido. Vestuário de acordo com o clima para cada período do dia e etapa da prova, pesquise o clima tanto nos aplicativos quanto com a organização e atletas locais. 

Conheça seu corpo e não queime a largada!  Procure entender melhor como seu corpo reage durante a exposição ao clima da região:

Aclimatação: se possível chegue uns dias antes e faça alguns treinos. Cuidando desse detalhe você não sair correndo super agasalhado se for esquentar logo por exemplo, pois o corpo pode aquecer rápido e você pode ter que tirar as peças ou com pouca proteção no caso de dias chuvosos e muito frios onde não vai melhorar o clima. Conheça bem o sistema de camadas. Camistetas, bermudas, segunda pele de poliamida transportam melhor suor, são mais antibactericidas e propagam menos odor. Os itens algumas vezes vem com um pouco de Poliéster que retem muito menos água e acaba secando mais rápido no caso de jaquetas softshell por exemplo, em camisetas, bermudas, calças corrida recomendamos mais a poliamida.

Be Happy, entre no clima! Separe seus modelitos e proveite para curtir seus looks de corredor, suas melhores peças, combinações de cor, ficando com auto-estima lá em cima, correndo com mais segurança, aumentando sua performance, e ficando lindão ou lindona para as fotos e vídeos, recordar é viver! 

Equipamentos e Acessórios:

Não deixe para testar seus equipamentos na prova, abra todos eles, treine com eles, use os calçados antes, use todas peças de vestuário e simule situações de prova usando os calçados, vestuários, equipamentos e acessórios que vai utilizar na prova. Não adianta ter um saco bivak ou cobertor de emergência e não saber usar né?

Checklist de equipamentos El Cruce 2023:

Obrigatórios:

1) Boa mochila de Hidratação; 

2) Reservatório de água para mochila de Hidratação (recomendamos reservatório de 2 litros e softflasks);

3) Anorak impermeável e respirável, de preferencia leve e compacto; 1 ou 2 peças pensando na próva e momentos pós prova;

4) Microfleece leve e compacto, secagem rápida; 1 ou 2 peças pensando na próva e momentos pós prova;

5) Segunda Pele manga longa; 3 peças pensando na próva e momentos pós prova;

6) Gorro Microfleece; 1 ou 2 Gorros  pensando na próva e momentos pós prova;

7) Vivisack ou saco bivak de emergência aluminizado. 1 unidade;

8) Cobertor de emergência aluminizado. 1 unidade;

9) Saco estanque, ou saco ziplock para transporte de gel, alimentos, etc.

Recomendados:

10) Par de meias 100% sintéticas com segarem rápida, com coolmax antes. Entre 3 e 6 durante e pós prova;

11) Luvas para trilhas, as de softshell geralmente são mais resistentes e resistentes a água. Caso não encontre com facilidade procure as de polartec, microfllece. 1 Par ou até 2 para poder variar se estiver muito frio no pós prova;

12) Tênis para terrenos acidentados com solado mais grip. 1 par;

13) Tênis para terrenos menos acidentados com bom grip e maior conforto.1 par;

14) Calça Legging compressão. 1 a 3 peças vai do gosto corredor e clima usar calças ou bermudas;

15) Bermuda de compressão. 1 a 3 peças vai do gosto corredor e clima usar calças ou bermudas;

16) Bastão de Caminhada ou Trekking Poles, 1 par (levar 1 a mais de reserva se for uma pessoa muito previnida);

17) Lanterna de Cabeça ou Headlamp: 1 Lanterna leve, confortável e com boa relação entre iluminação e autonomia, com boa resistência a todo tipo de intempéries, recarregavel ou a pilhas. Se puder mais 1 Lanterna reserva. Prefira pilhas e baterias de litium que evitam congelamento e tem muito mais autonomia que as pilhas tradicionais. Não assunte, elas custam algumas vezes mais que as normais, mas são muito mais confiáveis e duram muito mais.

Cuidados pessoais:

18) Óculos de Sol com bom fator de proteção solar e que encaixe bem no rosto; 1 ou 2 unidades;

19) Um bom kit de primeiros socorros e/ou necessaire de pendurar, leve suas medicações permitidas que tem maior confiança, tenha cremes de cuidados especiais, proteção solar, hidratação para os lábios, rosto, pés, axilas, virilhas, locais que podem ter mais atrito e gerar algum problema ao longo das etapas do el cruce, você poderá deixar na sua duflfe bag ou levar itens menores como protetor labial. 

20) Bandanas Multiuso ou Buff em fibras sintéticas Coolmax, thermolite, ou lã merino, para usar em diversas situações como proteção, use e abuse! Alguns atletas utilizam até mesmo Boné estilo legionário para proteção no pescoço, nuca com fator de proteção solar e secagem rápida. 

21) Toalhas de fibras sintéticas com secagem rápida; 1 pelo menos uma tamanho M ou G maior e de backup 1 PP ou P, menor. Podem ser utilizadas para alternar caso não seque tão rápido  como nos climas quentes ou podem usar como de corpo e rosto;

Camping! É hora de relaxar e dormir bem!

22) Isolante térmico. Pode optar por 1(um) tipo casca de ovo por baixo para reter toda umidade mais um inflável em cima para maior isolamento e conforto, ou optar por um dos 2. (Apenas Isolante menos conforto, alguns tipos de isolante inflável vão oferecer maior conforto mas não tanto isolamento, outros com fator R de maior resistência térmica.

23) Saco de Dormir; 

24) Liner para Saco de Dormir, é como um casulo ou cobertor iterno para o seu saco de dormir, aumentam a capacidade térmica do saco de dormir e facilitam a higienização. 

25) Travesseiro Inflável, veja algum que se se adapta bem ao seu corpo para não dormir todo torto;

26) Conjunto de Talheres policarbonato ou titânium, mais leves, compactos.

Para transportar as nossas tralhas com segurança:

27) Bolsas Duffle Bag M, G ou GG aproximadamente de 80 e 130 Litros. 

É ISSO CORREDORES! PREPARADOS? VAMOS QUE VAMOS!

Esperamos que com algumas dessas dicas e esse checklist você esteja mais informado e prepare-se da melhor maneira possível! 

Agora é entrar na contagem regressiva e começar a sentir a vibe do El Cruce 2023!

Qualquer dúvida entre em contato conosco em um de nossos canais ou nas lojas físicas.

Com carinho, seu time Mundo Terra!

Referências:

Site Oficial El Cruce:

https://elcruce.com.ar/corredores/elementos/obligatorios/