Desde 1999 encorajando mais pessoas ao estilo de vida ao ar livre!

Pelo amor ao estilo de vida e os esportes ao ar livre iniciamos nossas atividades como um modelo de negócio familiar, por mim, Guto (Augusto Menezes Macedo) e meu Irmão Alê (Alexandre Menezes Macedo), com muita inspiração e transpiração e apoio nas mais diversas esferas. Nossa primeira unidade na Av. Pedroso de Morais em Pinheiros logo iniciou suas atividades comercializando equipamentos para camping da Marca Nautika (vamos falar deles mais adiante), nossa principal parceira desde sempre e uma de nossas mentoras que enxergava a necessidade do cliente já em 1999 de ter os produtos á mão em lojas físicas a pronta entrega!

Focados em realizar os sonhos dos nossos clientes fornecendo máximo de informações para aquisição dos equipamentos das melhores marcas trazendo assim conforto e segurança durante suas atividades, uma verdadeira experiência de compra termo muito utilizado atualmente, mas que faz parte da nossa rotina desde os primórdios. Inovação é de nossas metas recorrentes, estamos muito presentes no PDV, nos eventos, em viagens em todo tipo de ação junto a nossos clientes e sentimos suas verdadeiras necessidades oferecendo uma consultoria realmente diferenciada.

Amamos o Mundo Outdoor, o que fazemos, a energia das pessoas que circulam nesse meio, na Mundo Terra, seja uma viagem ou a cultura, vivência e prática dos esportes ao ar livre.

Inquietos e adaptáveis, buscando constantemente aprender e aplicar os aprendizados, trazendo alternativas mais inovadoras tecnológicas mantendo os processos humanizados desde os anos 90. Atitudes, aptidões, virtudes, como  otimismo, positivismo, empreendorismo. Adoramos estudar, aplicar, corrigir, realizar, facilitar, envolver e desenvolver nosso ecossitema. 

Recebemos na Mundo Terra, desde os clientes iniciantes que chegam desprovidos de informação até o cliente extremamente técnico, conhecedor, que já sabe o que quer. Portanto atendemos desde um cliente lifestyle, que vai passar um final de semana na praia, clientes que vão para um camping e que podem também se preparar ou seu interessar por grande projeto de vida! É muito interessante e satisfatório para nós, acompanhar ao longo dos anos a evolução dos nossos clientes, que frequentemente se tornam verdadeiros amigos ou parceiros. Realizamos Cursos, Treinamentos e Palestras, Produzimos conteúdos especializados, Desenvolvemos uma série de Checklists para os principais destinos e atividades do Mundo, Instruimos em nossos materiais e no blog como aumentar a vida útil dos equipamentos para minimizar o impacto ambiental aumentando sua vida útil e o retorno do seu investimento através dos cuidados com eles, prestamos serviço como agência de mkt e eventos para marcas como a Cerveza Patagonia, inclusive fomos mentores do projeto Cerveza Patagonia Experience que engloba uma série de ações fomentando e desenvolvendo mercado outdoor no Brasil. 

Nossos terráqueos chegam até nós através de muitas indicações pela força da marca construída ao longo desses anos desde 1999, são nossos mais de 1M de clientes já atendidos quem nos indicam mais e mais clientes, assim como no Mundo Real, no Mundo Virtual não seria diferente, nosso maior retorno em todos buscadores e mídias na web é orgânico, além disso vamos plantando as sementes diariamente sejam em todos eventos que participamos, seja através de nossas parcerias de décadas, como a ACACS ( Associação dos confrades dos amigos do Caminho de Santiago), qual conta com time de super-peregrinos engajados e experts, realmente incríveis que trabalham como voluntários super engajados, para levar muita informação e conhecimento para você realizar seu Caminho, com sucesso!).

No hall da fama temos também o Atleta e Guia de Alta Montanha Freddy Duclerc, ex Diretor de empresas como a Fensa Mercosul, deixou seu cargo e status de lado para viver o sonho de levar as pessoas para montanha, fazendo o que ama, idealizador do projeto Reset Humano, que conta com uma série de Poadcasts com as mais emblemáticas personalidades do mercado outdoor levando muito aprendizado e reflexão.  

Fotógrafo de Expedições especializado no continente Africano e reconhecido pela National Geographic e premiado na Arábia Saudita, Luiz Carlos da Wildlifephotography, as mais competentes agências de turismo do mercado com A Mantiqueira Expedições a Mantiex do alegre, empenhado, informado e nosso professor, que busca compartilhar muita informação e conhecimento de como manter as montanhas limpas para todos,  para possamos usufruir saudavelmente das atividades ao ar livre, ele é nosso Super-Heroi grande Carlão e seus dissípulos como Guia Pedro, Acabral, Yago. E a Latitude51? Do divertido e querido do AmaurI, e a Pisa Trekking do saudoso Mauricio Lino que ajudou a fomentar o Ecoturismo no Brasil. A Grade 6 de Rodrigo Raineri e Carlos Santelena, grandes que alcançar grandes metas e realizações de sonhos na escalada de montanhas em todos os cantos do mundo, como o Monte Everest, no Nepal, e preparam nossos clientes para os sonhados 7 cumes!

Eventos sáo diversos quais já participamos, hoje em dia destaca-se O KTR - Kailash Trail Run, uma das provas mais  reconhecidas e consagradas no circuito de corridas de Montanha|!

Somos gratos por pessoas tão incríveis e que agregam tanto em nossas vidas e fazem a diferença na vida dos nossos clientes, São Muitos Parceiros além do nosso vasto time de Embaixadores, você pode conhecer todos eles clicando aqui! 

O crescimento de esportes ao ar livre também denominados Esportes Outdoor ou Esportes de Aventura ao longo dos anos, estão sendo impulsionados pela necessidade do ser humano voltar a ter o contato com a natureza, como forma de eliminar o stress, por hobbie ou troca de experiências, buscamos adquirir novas aptidões e conhecimentosexpandir nossa  capacidade física e mental. Algumas características em determinados espaços de tempo seja por tendências de nichos de mercado fazem esse crescimento oscilar, aumentando ou diminuindo. Tendo perídos específicos de exponencial crescimento seguidos por uma manutenção constante de praticantes e novos adeptos.

A inovação e novos meios de comunicação, entidades do setor e/ou organizações e eventos dos mais diversos tipos, tanto ligados a viagens quanto esportivos,  ajudaram també a fomentar paulatinamente cada nicho.

Os clientes buscam hoje na Mundo Terra informação, equipamentos, para como suas principais atividades as viajens de lazer ou a negócios, nacionais e internacionais, treinamento corporativo outdoor, reconhecimento e exploração, como Ecoturismo, Bike, Caiaque, Camping, Caminhada, Corrida de Aventura, Corrida de Montanha, Travessias, Hiking, Expedição, Trekking, Mergulho, Ski entre outras.

E assim viemos até meados de 2019/2020 quando se iniciou a pandemia em um ritmo de crescimento continuo moderado vivendo alguns altos e baixos.

Números do Setor em 2020:

O Mercado nos dias de hoje 2022:

Mudança Radical de Comportamento após a reabertura pós-pandemia, um crescimento gigante, inclusive esperado, devido ao longo período de reclusão, esse processo que vinha acontecendo muito lentamente, foi super acelerado como um dos efeitos do Covid19. Uma mudança cultural muito positiva, saudável e rápida, onde as pessoas buscam a reconexão total com a natureza até mesmo abrindo mão de determinados atributos de conforto que anteriormente as impediam de vivenciar essas novas experiências.

As pessoas querem mais experiências, querem estar mais em contato com a natureza, e mais ainda ao ar livre e praticando atividade física.

Os principais portais apontam as tendências e já tem os indicadores para o setor em 2022:

A Mundo Terra® é sinônimo de excelência em atendimento, ambiente organizacional, marketing esportivo e social, inovação, flexibilidade,  além da grande variedade de marcas e qualidade dos produtos comercializados.

Todos nossos prêmios, o reconhecimento pelo nosso trabalho chegou de forma espontânea e inesperada. Nos preoupamos na realização cotidiana, de um bom trabalho, focado nas pessoas em todas as esferas, procurando dar nosso melhor, certo de que isso é uma atitude positiva que só desencadeia coisas boas e um circulo virtuoso.

Por volta de 2004, nosso norte não apontava tão longe ao quão vasto era o mercado a explorar, e os prêmios em reconhecimento que estavam por vir.

Já fomos reconhecidos como Top of Mind® entre as 10 lojas de esporte mais lembradas em SP. 

Em 2014 recebemos a indicação para medalha de ouro do WMO, World Marketing Organization e fomos premiados com o Selo Quality 2014 pelo reconhecimento em melhorar a qualidade de vida da sociedade através do incentivo ao esporte, apoiando entidades com cunho social como “Fundação DorinaNowill”, "Graac" entre outras. Desde muito antes de se pensar em reciclagem e sustentabilidade nós já utilizamos meios alternativos em nossas embalagens, trabalhamos  no desenvolvimento constante do nosso time, visamos proporcionar uma grande e surpreendente experiência de compra proporcionando viajens mais seguras aos nossos clientes com máximo conforto e segurança com a consultoria adequada e justa através dos acessórios, calçados, equipamentos e peças de vestuário adquiridos em nossas lojas físicas e virtua. Englobando um pós venda eficiente com serviço de manutenção permante junto as marcas. 

Todos esses fatores contribuiram para o reconhecimento da Marca Mundo Terra e da indicação e recebimento, como muito merecimento do Prêmio “MARCA BRASIL” através de votação aberta no site do organizador como a melhor loja de equipamentos 2015 e 2016 no segmento de Camping & Lazer além de outras 2 categorias, sendo de suma importância para nossa consolidação no mercado.

 

Em 2020 fomos a primeira empresa do Brasil no segmento filiada a ABF - Associação Brasileira de Franchising mais uma vez pioneiros, explorando novas áreas e enfrantando novos e prazerosos desafios nos mantendo como uma empresa sempre inquieta e inovadora no segmento de atuação. Saiba mais sobre nossas franquias aqui!

A História do Logotipo

O logotipo ou logomarca Mundo Terra® sofreu alterações ao longo dos anos.

Pela celebração do seu aniversário em 2009, o logotipo da Mundo Terra® foi revitalizado e adaptado às necessidades da marca.

A cor laranja foi fortemente moldada à identidade e ao seu lado o vermelho se tornou parte integrante da mesma.

Sua aparência ganha o símbolo do elemento Terra, caracterizando um dos quatro elementos que regem o planeta (Terra, Água, Fogo e Ar). Por fim, este logotipo foi selecionado justamente por ser considerado um símbolo de TODOS, livres de preconceitos, explicando a essência da marca e seus ideais, o elemento Terra é uma montanha em curva, olhado de cima, muito semelhante ao cume do Monte Kilimanjaro, norte da Tanzânia, junto à fronteira com o Quénia.

A Mundo Terra e as nossas metas traçadas em 2022 x todas novidades que 2023 trás para nosso mercado:

1) Compartilhar a mensagem da importância da reflexão e conexão com as pessoas em geral sobre auto-estima, bem estar, saúde, qualidede de vida, evolução como ser. Seja através do esporte, do contato com novas culturas em viagens. 

Fortalecer a operação das lojas físicas existentes e das futuras unidades no formato do multicanal, com mais inovação, tecnologia, para levar a melhor experiência possível ao cliente, visando  o mínimo impacto ambiental. 

2) Acelerar a comercialização dos novos modelos de franquia homologados junto á ABF, trazendo novos parceiros franqueados para nosso time de terráqueos, estando presente na maior parte dos estados do Brasil e suas principais cidades com novos PDV (pontos de venda) nos aproxiamando de mais de outros terráqueos, proporcionando nossa experiência Mundo Terra em todo Brasil, aumentando a eficiencia e velocidade de entrega dos produtos do site através desses PDVs e consequentemente a satisfação dos nossos clientes e a venda nessas novas unidades;

3) Incentivar a entrada de novos investidores para alavancar as lojas físicas através lojas próprias e franqueadas, desenvolvimento de Marca própria atuando atacado e varejo e o licenciamento da MARCA Mundo Terra, sejam eles importadores, fabricantes nacionais, que buscam uma marca consolidada para desenvoler uma linha de produtos com conceito outdoor, que tenha sinergia com nosso mercado para vender tanto em nossas lojas e nos canais de lojas multi-marcas; 

4) Fomentar Consultoria Especializada para empresas nacionais e multinacionais que estejam prospectando ingressar no mercado, mas tem urgência e anseiam ter mais conhecimento e além de buscar minimizar erros e maximizar seus acertos e resultados.

5) Unir antigas lojas dos mais diversos segmentos á Mundo Terra através do Modelo de Retrofit, oferecendo todo  knowhow adquirido desde 1999 a todas empresas e empresários que buscam agregar valor para seu negócio, minimizar suas despesas, maximizar seus  lucros com negociações em conjunto, melhorar sua gestão, aumentar significativamente sua área de atuação com técnicas e sistemas eficientes de comunicação com clientes, além de ter um melhor direcionamento para que possam usufruir e decolar junto ao nosso pacote de benefícios, deixando de perder tempo com burocracioas ou retrabalhos, simplificando processos gerando mais empregos para o País, movimentando a economia, e libertando muitos donos de empresa de rotinas que muitas vezes os consomem, garantindo mais tempo para curtir a vida, ganhando algo que não se pode comprar, tempo! 

Ah 2023, uma grata surpresa! Nossos parceiros chegaram!

Quem diria que em 2023 assinamos a formalização do M&A com a EBN Holding dando aquele sprint que vai transformar muito sonho em realidade!

Nosso sonho de estar mais próximo aos nossos clientes ganha energia total em Agosto de 2023 com intuito de acelerar esse modelo com até 10 novas lojas próprias Master até final de 2025 e marca de produtos Mundo Terra. Além da prospecção de novas marcas e parcerias junto a outros players do mercado visando consolidar um ecossitema completo entregando mais experiência e valor aos nossos clientes.

De fato 2023 tem sido um ano mágico para Mundo Terra, firmamos recentemente  uma nova parceria com Paulo Morais, um dos fundadores da rede EspaçoLaser, formando uma nova Holding Franqueadora nos permitindo acelerar esse modelo e a expansão junto ao Head José Daniel com a perspectiva de 50 novas lojas até 2025!

 

Enfim, não foi fácil chegar até aqui, não é fácil nos manter aqui, quem tem ou teve uma empresa sabe do que estamos falando, vamos continuar contribuir para o desenvolvimento sócio econômico do país atendendo milhares de clientes desde 1999! Lutamos diariamente contra as estatisticas, mas vale cada gota de suor, cada segundo de trabalho, trabalhamos com muito amor, e quando temos uma equipe como a nossa, clientes, embaixadores, fornecedores, parceiros e prestadores de serviço como vocês, somos mais fortes e vocês fazem tudo valer a pena!

Nós declaramos todos tributos, inclusive emitimos e realizamos a doação das notas CPF de todos clientes que não querem CPF na nota para Instuições sociais que somam milhares de reais ao ano, a Mundo Terra sempre buscou funcionar e trabalhar da maneira mais correta, eficiente e transparente, estamos sempre voltando a estudar para entender melhor tudo, mesmo em um ambiente tão complicado como mercado Brasileiro, acabamos tendo que realizar várias ações para viabilizar legalmente o negócio e ele fosse saudável como por exemplo as franquear nossas lojas , transformar site no mkt place delas, o que além de ser inovador no seu momento, melhorou muito os resultados, minimizando o impacto tributário, e viabilizando nossa manutenção no mercado, fomos inovadores mais uma vez, lutando contra o Sistema,  que é um peso para qualquer empresa aberta regular, que procure trabalhar honestamente nesse país, seja micro, pequena, média ou grande, aqui não é para amadores, temos um sistema tributário arcaico em cadeia que eleva os valores dos produtos, dos impostos, deixa tudo muito caro, fazendo com que muita gente não pague a conta no final, e muitas empresas e pessoas burlem o sistema e sonegando impostos, como já estamos cansado de ver. Seja não emitindo notas ou usando laranjas em empresas,  tirando trilhões, quadrilhões em impostos do mercado. Dinheiro esse que poderia ir para o salário das pessoas, melhorando sua qualidade de vida, aumentando seu poder de compra. Tendo um imposto mais baixo único e justo, apenas na venda final, moderno alinhado ao modelo internacional, além disso o sistema ainda é permissível com aqueles que ainda funcionam na informalidade na vastidão dos mercados virtuais, em cidades distantes dos centros mais fiscalizados,  e fiscaliza e tenta achar pelo em ovo de quem busca trabalhar mais legalmente possível, e ainda manter os padrões de qualidade. Procuramos informar todo panorama do mercado aqui, para informar aqueles que não tem acesso a esse tipo de informação e aqueles que futuramente vão se tornar um terráqueo! É algo latente que poucas empresas falam em suas páginas e fazemos questão de pontuar.

A Mundo Terra faz um agradecimento mais que especial:

Nosso MUITO OBRIGADO por tudo sempre Nautika Lazer! Em memória ao Dr. Pedro Pela, sempre foi muito solicito e amigo, e aos seus filhos em especial Guto Pela, uma pessoa muito especial que tem os pensamentos em sinergia com a Mundo Terra valorizando as pessoas que fazem tudo acontecer, a equipe seu time, clientes, fornecedores, parceiros, não visando somente o lucro e as vendas a qualquer custo, mas sim um crescimento sustentável e lucrativo, resistindo as tentações diversas do mercado, levando e elevando a Nautika a outros patamares. Ressaltando sempre todas ideias e realizações ousadas e inovadoras do super Sergio Assunção, seu sócio e parceiro ao logo desses anos, nessa pedregosa, longa e resiliente caminhada para o sucesso, de sua filha Gabi hoje a frente  da empresa junto ao Guto Pela, ao Alê Macedo e equipe que trouxeram muito conhecimento, inovação, desenvolvendo a melhor, mais vasta linha de produtos Outdoor do mercado com muita pesquisa e desenvolvimento ao longo dos anos, hoje CEO na NTK USA, a Nautika estabelecida desde 1975 além de ter sua marca própria super valorizada, importa e distribui aproximadamente mais 15 marcas, entre elas a Camelbak, Deuter, SeatoSummit, Igloo, Guepardo, Crossman, Snake, e a Azteq.

Nosso muito obrigado á ABF, Endeavor, Acelere Sua Empresa, Sebrae, G4 Educação, aos grupos de empresários do whatsapp e mídias sociais, a todos que trocam informações visando a aceleração, melhores práticas, profissionalização melhoria do mercado outdoor e do varejo, em todo seu ecossitema.

A Mundo Terra desde 1999 contribui ativamente usando e colendando feeback de seus atletas e clientes em relação aos produtos desenvolvidos e comercializados pela Nautika, dessa colaboração surgiram incontáveis melhorias nos mais diversos produtos, dentre eles a emblemática linha GT de barracas, Ajustes e tipos de fivelas de mochilas, Incorporação de linhas de produtos.

Além disso a Mundo Terra foi responsável por desenvolver a marca Azteq e muitos de seus produtos iniciais, sucessos como as barracas MiniPack e Nepal, Bastão Actos. Levamos as marcas Outdoor Deuter e Sea To Summit para Nautika junto a empresa ProAtiva de Pedro Lacaz e Kiko Carvalho estabelecendo um novo patamar para as mesmas no Brasil, facilitando o acesso através da maior oferta desses produtos. 

Ficamos muito felizes em poder colaborar e retribuir sempre que somos convocados. 

Muito obrigado a todos da família TSA, EBN HOLDING e PAULO MORAIS por acreditar e seguir de 2023 em diante conosco!

Bons ventos e meu melhor abraço! Um abraço a todos terráqueos Mundo Terra! 

Augusto Macedo

Founder/part of team – Lojas Mundo Terra.