Quem Somos
Começamos como um negócio familiar
despretensioso com a intenção de vender equipamentos básicos para
camping e posteriormente mergulho, por nos identificarmos com as
atividades e sentir a falta de lojas bem localizadas com bom mix de
produtos e atendimento especializado já nos anos 90. Nunca tivemos a
pretensão de ser reconhecida um dia no notório Top of Mind®
entre as 10 lojas de esporte mais lembradas em SP. Por volta de 2004,
nosso norte não apontava tão longe ao quão vasto era o mercado a
explorar, e os prêmios em reconhecimento que estavam por vir.
Com o crescimento de esportes como Ecoturismo, Camping, Caminhadas,
Expedições, Corridas de Aventura e Montanha e a necessidade do ser
humano voltar a ter o contato com a natureza, como forma de eliminar o
stress, por hobbie ou troca de experiências e conhecimentos assim
expandindo sua capacidade física e mental, trouxe como conseqüência a
especialização de nossos clientes nessas áreas e fizeram com que nosso
grupo ampliasse sua gama de marcas e produtos, sempre atentos as suas
necessidades, suas críticas, com muita flexibilidade procurando
transformar-se com o passar dos anos. Nosso foco sempre foi atender
desde o cliente iniciante desprovido de conhecimento e informação até o
cliente extremamente técnico que vem através de nossos parceiros, como a
Grade6 ou Freddy Duclerc Expedições, alcançar grandes metas e
realizações de sonhos na escalada de montanhas em todos os cantos do
mundo, como o Monte Everest, no Nepal. Portanto atendemos desde um
cliente que vai passar um final de semana na praia, no camping e por que
não podermos preparar esse mesmo cliente para um grande projeto de
vida?! É muito interessante e satisfatório para nós, acompanhar ao longo
dos anos, a evolução de vida dos nossos clientes que são verdadeiros
amigos e parceiros.
A Mundo Terra® é sinônimo de excelência
em atendimento, ambiente organizacional, marketing esportivo e social,
além da grande variedade de marcas e qualidade de produtos. Em 2014
recebemos a indicação para medalha de ouro do WMO, World Marketing
Organzation e fomos premiados com o Selo Quality 2014 pelo
reconhecimento em melhorar a qualidade de vida da sociedade através do
incentivo ao esporte, utilizando meios sustentáveis em suas embalagens e
contribuindo para o desenvolvimento sócio econômico do país, além de
apoiar entidades com cunho social como "Amigos do Bem", “Fundação DorinaNowill”,
"Graac" entre outros que com certeza contribuiu para recebermos o
Prêmio “MARCA BRASIL” como melhor loja de equipamentos 2015 no setor de
Camping, Lazer além de outras 2 categorias.
Nossa Missão
Viabilizar a realização de sonhos
informando e proporcionando o maior conforto possível entre cliente e
equipamento adequado. O equipamento certo para atividade certa com
certeza poupará o usuário de situações em suas aventuras que podem ser
decisivas no fracasso ou sucesso da sua atividade ou meta.
Temos convicção que nossa missão começa
antes mesmo do primeiro contato, seja ele por telefone, e-mail,
pessoalmente em uma de nossas lojas físicas ou através do nosso site,
hoje convertido em catálogo virtual. Vamos muito além do equipamento,
serviço ou viagem. Nossa intenção é informar e proporcionar o maior
conforto possível com o equipamento adequado, sendo ferramenta
agregadora na realização dos nossos clientes.
Levamos aos clientes de todo Brasil nosso diferencial em qualidade de
atendimento, conhecimentos técnicos e mix de produtos, além de
check-list e informações através de nossas palestras e treinamentos em
parceria com as “feras” do mercado brasileiro como Acacs,
Amigos do Caminho de Santiago, Caminho do Sol, Pisa Trekking, Raidho,
Freddy Duclerc Expedições, Grade6 Montanhismo de Rodrigo Raineri, Carlos
Santalena e Cia.
A História do Logotipo
O logotipo ou logomarca Mundo Terra® sofreu alterações ao longo dos anos.
Pela celebração do seu aniversário em 2009, o logotipo da Mundo Terra®
foi revitalizado e adaptado às necessidades da marca. A cor laranja foi
fortemente moldada à identidade e ao seu lado o vermelho se tornou
parte integrante da mesma.
Sua aparência ganha o símbolo do elemento Terra, caracterizando um dos
quatro elementos que regem o planeta (Terra, Água, Fogo e Ar). Por fim,
este logotipo foi selecionado justamente por ser considerado um símbolo
de TODOS, livres de preconceitos, explicando a essência
da marca e seus ideais, o elemento Terra é uma montanha em curva,
olhado de cima, muito semelhante ao cume do Monte Kilimanjaro, na
África.
Entre os pilares de atuação está o
fortalecimento da operação das lojas físicas existentes pelo momento e
futuramente voltar com os projetos por meio do plano de expansão através
de franquia ou licenciamento assim que o mercado estabilizar-se.
Pausamos a loja virtual até o mercado se conscientizar da importância de
proporcionar na web um serviço de qualidade sustentável como nas
unidades físicas, tornando-se um Multicanal (Ommini-channel),
contornando os problemas que assombram os empresários no Brasil, seja
infra estrutura, greves que paralisam transportes e correios
prejudicando diretamente os clientes e as empresas, o complicado sistema
tributário que impõe barreiras entre Estados e as leis e ajustes
fiscais que são alteradas do dia para noite prejudicando as pequenas e
médias empresas, como a nossa, gerando enormes despesas e prejuízos, um
grande atraso a sociedade!
Aliado ao custo Brasil citado acima,
está a concorrência oportunista, um método arcaico utilizado por grandes
players que investem pesado visando atrair um grande número de clientes
únicos aos seus estabelecimentos em um curto espaço de tempo com uma
enxurrada de investimentos em mkt, o que nos impede de vender a um
preço justo competitivo oferecendo o mesmo produto aliado ao mesmo
serviço de qualidade que vislumbramos através da nossa missão. Na
internet somos apenas mais uma loja para muitos clientes que veem a
oportunidade do preço mágico, muitas vezes abaixo do custo, de sites
especuladores de grupos de investidores que vem não se sabe muitas vezes
de onde, onde se aportam milhões, se vendem milhões, tem prejuízos
milionários, muitas vezes sendo repassados a outras empresas, vendidos,
ou até mesmo fechados aonde não sabem ao certo o que existe por trás de
algumas dessas transações gigantescas. Existem também os pequenos sites,
que vendem utilizando estoques dos fornecedores, esses vêm em ciclos,
durando meses, raramente chegando a um ano de vida, pois não conseguem
manter estoques, não tem fluxo de caixa, logística.
Os mercados historicamente tem seus
ciclos, temos participado de diversos workshops e temos percebido que
essa realidade tem sido enxergada no exterior e esperamos não demorar
muito para chegar ao Brasil aonde as pessoas tem equivocada percepção
que o custo de um site é infinitamente menor do que manter uma loja
física, e não tem noção do quanto custa manter uma equipe de logística
enorme e seus sistemas, um centro de distribuição, sistema, uma equipe
jurídica para lidar com os problemas do custo-Brasil mencionado,
embalagens além de uma verba agressiva direcionada aos portais de preço,
pois se sua não está presente por lá ela não tem volume. Vide agora os
grandes players do mercado internacional como a Amazon está abrindo
lojas físicas nos EUA. Essa ação aponta que nosso direcionamento foi
adequado e que esse pode ter sido um dos principais motivos para termos
sobrevivido a essa última grande crise nacional estando prontos a
deslanchar daqui em diante.
Esperamos voltar a atendê-los da maneira
MUNDO TERRA também pela internet em algum momento e agradecemos
imensamente a sua compreensão. Enquanto isso estamos de braços abertos a
recebê-los em nossas lojas físicas e manter estabelecendo uma relação
duradoura, de confiança e de longo prazo, viabilizando sua realização
pessoal através das nossas informações, palestras, parceiros, dos nossos
produtos e dos nossos serviços, estamos ao seu dispor.
Bons ventos.
Augusto Macedo
Diretor Master Franquias – Lojas Mundo Terra e equipe