ATENDIMENTO:

 

 

LOJAS FÍSICAS: Veja os telefones
  • Nossas lojas:

  • Ilhabela

  • (12) 3896-5801 ou Whatsup (12) 99676-3942
  • Higienópolis

  • (11) 3256-0066 / 3257-9520 ou Whatsup (11) 99205-5217
  • Moema

  • (11) 5051-4473 / 5051-5877 ou Whatsup: (11) 94816-3785
  • Pinheiros

  • (11) 3034-3440 / 3037-7195 ou Whatsup (11) 95487-0262
Site 100% seguro

Navegue por:

Aventura & Camping

Bike

Calçados

Eletrônicos & Cia

Escalada

Esportes & Lazer

Fitness & Gym

Mergulho

Mochilas & Cia

Vestuário

Liquidação!

Mais Buscados

Ponta pé inicial em sua peregrinação!


A Mundo Terra é parceira oficial da ACACS-SP Associação Conf. Amigos Caminho de Santiago

Organização Não Governamental (ONG)
 

Nosso princípio é:



"Na correria que vivemos, reforçamos um ponto importantíssimo e um grande diferencial naquilo que realizamos: O Contato Humano. Neste aspecto é que, acredito, conseguimos as adesões e os comprometimentos com nossos Projetos, e, ao final, difundir o Espírito Peregrino, do qual tanto nos orgulhamos e procurarmos Vivenciar."

Manoel da Nóbrega - Presidente - ACACS-SP

Os princípios da ACACS estão norteados de acordo com a missão da Mundo Terra que é melhorar a qualidade de vida da sociedade contribuindo para a transformação e desenvolvimento do "SER"

No site da ACACS você vai se informar sobre tudo que precisa para planejar sua peregrinação e concretizar sua meta com segurança absorvendo informações de suma importância junto aos voluntários da associação que organizam e realizam palestras informativas na associação e nas lojas Mundo Terra, além de caminhadas preparatórias, encontros e muitas outras atividades, lá você pode fazer sua credencial para o Caminho de Santiago, mais informações no Site:

http://santiago.org.br/index.asp/)

Facebook:

https://www.facebook.com/pages/ACACS-SP-Associa%C3%A7%C3%A3o-Conf-Amigos-Caminho-de-Santiago/156246974429031)

 

A História


Após a ressurreição de Cristo, os apóstolos, seguindo a orientação que o Senhor lhes transmitiu na terceira aparição, saíram da Judéia para espalhar suas palavras em terras desconhecidas.

Tiago, filho de Zebedeo e Salomé e irmão de João "O Evangelista", frustrado com as constantes perseguições que sofreu Cristo e que continuava atingindo todos os demais cristãos, decidiu pregar em Finisterrae, um lugar muito remoto onde não haviam perseguições aos cristãos.

Esta região, a mais a oeste da Europa, era então considerada o fim do mundo, daí o seu nome. Após uma longa jornada, em um pequeno veleiro que praticava o comércio em todo o Mediterraneo, chegou a Iria Flávia, cidade na qual conseguiu vencer várias dificuldades iniciais e a partir da qual iniciou seu trabalho de evangelização entre os povos da região.

Conta a historia que Santiago Apóstolo foi um santo e viajante do cristianismo, que era capaz de chegar em barca a qualquer parte do mundo para pregar a sua fé. Era um santo de admirável poder e era um dos doze apóstolos de Cristo, o qual o apelidaram "o filho do Trovão", por seu caráter ardente e apaixonado.

Em seu caminho a Finisterre para esse fim, conta a lenda que, quando chegou a Zaragoza, exausto, apareceu a Virgem sobre um marco de quartzo pedindo que nesse lugar erguesse uma igreja em sua homenagem, que seria a que hoje se conhece como "Basílica de Nuestra Señora del Pilar". Fachada da Igreja de Santiago - Sevilla - Aparición de la Virgen del Pilar a Santiago Apóstol - Legenda abaixo da pintura: "Madre mía del Pilar, antes morir que pecar" Antonio Kiernam Flores - Fábrica: Cerâmica Santa Ana - Sevilla, década de 1940.

Após seis anos de pregação na região, decidiu que era hora de voltar à Palestina a fim de contar o que tinha conseguido e trazer mais evangelizadores à Hispania. O retorno foi muito difícil e dois anos depois finalmente aportou em Jafa e seguiu para Jerusalém.

Nesta época os judeus eram regidos por Herodes Agrippa, que levou as perseguições aos cristãos às últimas conseqüências. Após um curto período de pregação, Tiago foi preso e sentenciado à morte por decapitação e abandono dos restos mortais às feras do deserto. Cumprida a sentença, os seus irmãos de fé conseguiram recolher o seu corpo, que foi embalsamado e transportado de volta à Hispania por Teodoro e Atanásio, dois discípulos convertidos em Iria Flavia.

Uma vez de volta a Finisterrae, Tiago foi sepultado em um bosque de difícil acesso que recebeu o nome de Libredunum. A partir de então gerações de eremitas se revezavam na tarefa de velar o túmulo do Apóstolo.

Passaram-se quase oitocentos anos, quando em 822, dois camponeses acreditaram ter visto muitas luzes vindas de um bosque êrmo. Alertado, o Bispo Teodomiro empreendeu uma viagem ao local e lá encontrou o eremita Pelayo que lhe relatou que velava o túmulo de Santiago, todo envolto por luzes. A notícia foi rapidamente levada ao rei Afonso II que mandou construir uma capela e um monastério, tornando-se o primeiro peregrino a visitar o local. Assim nasceu um dos mais importantes Vias (Rotas) de Peregrinação: Santiago de Compostela.

À partir de 845, começaram a chegar os primeiros peregrinos e já em 862 o local não suportava mais o fluxo de fiéis, o que fez com que os restos mortais fossem transladados para Santiago de Compostela. Em 1075 deu-se o início da construção da atual catedral. No século XI, o caminho partia de quatro cidades da França: Tours, Vézelay, Le Puy até Ostabat e de Arlés até Somport.

Devido à importancia que o Caminho adquiriu, em 1135, o Papa Calixto II, incumbiu o frade Aimeric Picaud de escrever uma obra a respeito, tendo sido produzido o Líber Sancti Jacobi, em cinco volumes. Um dos volumes descreve pormenorizadamente o caminho, sendo considerado o seu primeiro guia.

Com o fim da Idade Média, o Caminho de Santiago perdeu a sua importancia e foi gradativamente esquecido. Somente no século XX, ele foi novamente resgatado e começaram as peregrinações modernas. O Caminho de Santiago foi declarado Conjunto Historio em 1962, é considerado Patrimônio Cultural Europeu pela Unidade Européia e Santiago de Compostela foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade em 1962.

"Se você pensa ou sonha que pode, comece. Ousadia tem poder genialidade e mágica. Ouse fazer e o poder lhe será dado." Goethe

 

Significado de Peregrino



PEREGRINAR. (Do lat. Peregrinare) V. int. 1. Viajar ou andar por terras distantes; correr por diferentes partes. 2. Ir em romaria por lugares santos ou de devoção. T. c. 3. Ir em romaria: Peregrinou durante anos pela terra Santa; Já peregrinou a Lourdes. T. d.4. Andar em peregrinação por. 5. Percorrer, viajando.

PEREGRINAÇÃO. (Do lat. Peregrinatione.) S.f. 1. Ato de peregrinar. 2. Viagem a lugares santos ou de devoção. A expressão "peregrino", tem um sentido muito amplo, como a de "estrangeiro", significado esse que aparece na maioria dos dicionários. Com a peregrinação a Santiago, ela tomou um sentido mais preciso. Assim Dante em "Vita Nuova, 40": informa que "peregrino" por antonomásia é o que vai a Santiago.

PEREGRINO: Para a Associação ACACS-SP, Peregrinos são todas as pessoas que estão se preparando para percorrer o Caminho em direção ao sepulcro do Apóstolo Santiago localizado em Santiago de Compostela, Espanha. É percorrer os caminhos com um sentido cristão ou, ao menos, com alguma intenção religiosa e espiritual.

Onde começa o Caminho de Santiago?

Há vários caminhos que levam a Santiago de Compostela; porém, o Caminho Francês predomina em relação aos demais e os pontos de partida mais comuns do Caminho Francês são as cidades de Saint-Jean-Pied-de-Port, na França e Roncesvalles, na Espanha. Calcula-se que um peregrino com preparo físico mediano possa percorrer os 800 quilômetros em aproximadamente 30 dias.

A nossa opinião é que para fazer uma peregrinação verdadeira, com motivo religioso e espiritual, se deva sair de algum ponto perto da fronteira com a França. Quanto mais distante de Santiago se iniciar a peregrinação, mais intensa e rica em experiências será a viagem. Em não havendo essa possibilidade por falta de tempo,.o Peregrino pode escolher um ponto mais perto de Santiago, como a cidade de León (a 310 quilômetros de Compostela) percorrendo esse trecho em 12 dias aproximadamente.
 

Caminho de Santiago

 
Os Caminhos de Santiago são os percursos percorridos pelos peregrinos que afluem a Santiago de Compostela desde o século IX para venerar as relíquias do apóstolo Santiago Maior, cujo suposto sepulcro se encontra na catedral de Santiago de Compostela. A peregrinação foi uma das mais concorridas da Europa medieval, cuja importância só era superada pela Via Francigena (com destino a Roma) e Jerusalém, sendo concedida indulgência plena a quem a fizesse.

Depois de vários séculos relativamente esquecida, desde os anos 1980 que a popularidade da peregrinação tem vindo a crescer substancialmente, embora grande parte das pessoas que fazem o Caminho — nome pelo qual é também conhecida a peregrinação — atualmente não o façam por motivos religiosos. O Caminho tornou-se um itinerário espiritual e cultural de primeira ordem, que é percorrido, que por dezenas ou centenas de milhares de pessoas todos os anos. Foi declarado Primeiro Itinerário Cultural Europeu em 1987 e Património da Humanidade (na Espanha em 1993 e na França em 1998).
 

Os caminhos espalham-se por toda a Europa e vão entroncar nos caminhos espanhóis. Com excepção das várias vias do Caminho Português e da Caminho da Prata, do qual uma variante atravessava o nordeste de Portugal, que têm origem a sul, e do Caminho Inglês que vinha do norte, a maior parte liga-se ao Caminho Francês, cuja rota mais popular entra em Espanha na zona de Pamplona (Roncesvalles), se encontra com as restantes em Puente la Reina e segue ao longo do norte de Espanha. O Caminho é geralmente feito a pé, mas também pode ser feito de bicicleta, a cavalo, ou até de burro.

O símbolo dos peregrinos (do latim per ægros, "aquele que atravessa os campos") têm como símbolo uma vieira, a venera, cujas origens se atribuem aos povos ancestrais que antes do cristianismo peregrinavam a Finisterra, durante muitos séculos considerado o local mais ocidental do mundo conhecido e, como tal, o fim do mundo. O Caminho de Santiago é popularmente associado desde há séculos à Via Láctea, por supostamente indicar o caminho para Santiago de Compostela à noite. Via Láctea é um dos nomes dado ao Caminho e um dos nomes populares da galáxia em Espanha e Portugal é Caminho ou Estrada de Santiago.

Confira as datas das palestras sobre este e outros destinos em nosso Blog:

http://lojasmundoterra.blogspot.com.br/)

O que levar, check list dos equipamentos:

http://lojasmundoterra.blogspot.com.br/2010/08/check-lists.htm/)

 

Qualquer dúvida, entre em contato com o SAC (11) 3031-6399 ou sac@mundoterra.com.br .
 

Inscrições e informações diretamente com os palestrantes:



Caminho de Santiago (ACACS-SP)

Informações: Ricardo ou a Roberta
Tel.(11) 5549-6160 E-mail: acacs-sp@santiago.org.br Site: http://www.santiago.org.br/ Presidente - Daniel Najib Mattar
Fonte: WIKIPÉDIA e ACACS-SP




Links Interessantes



ASSOCIAÇÕES DO CAMINHO DE SANTIAGO DE COMPOSTELA NO BRASIL

ACACS-SP: Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela

Sao Paulo Rua França Pinto, 203 - Vila Mariana – CEP: 04016-031 www.santiago.org.br acacs-sp@santiago.org.br (11) 5549-6160

AACS-Brasil: Associação Brasileira dos Amigos do Caminho de Santiago Ipanema - Rio de Janeiro Rua Barão de Jaguaripe, 362/204 – CEP: 22421-000 www.caminhodesantiago.org.br ineserpa@terra.com.br 212239-7188 - 212235-5017

ABACS: Associação Bahiana dos Amigos do Caminho de Santiago Salvador de Bahía Rua Magno Valente, 523 – CEP: 41.820-021 www.santiagobahia.com.br santiago.bahia@hotmail.com (55) 713272-3432

ACACSC: Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela Florianapolis - Santa Catarina Av. Angelo Crema, 90 - Corrego Grande – CEP: 88037-270 www.amigosdocaminho.com.br somosamigosdocaminho@gmail.com (48) 3334-2434

ACASARGS: Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela do Rio Grande do Sul Porto Alegre - Rio Grande do Sul Rua São Manoel, 690 – Apdo. 302 - Porto Alegre, RS – CEP: 90.620-110 http://www.acasargs.com.br/ brasilioricardo@uol.com.br (51) 3331-8762 - (51) 9971-2466

Curitigrinos - Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Curitiba Curitiba - Paraná www.curitigrinos.com.br contato@curitigrinos.com.br (41) 8515-5749

CAS-RJ - Confraria do Glorioso Apóstolo Santiago do Rio de Janeiro Rio de Janeiro Av. Oswaldo Cruz, 132 – Apdo. 201 – CEP: 22250-060 - Flamengo www.confrariaapostolosantiago.com.br confraria.santiago@gmail.com (21) 2553-2546 – (21) 8818-1885

Observação: Os preços e condições de pagamentos apresentados no site www.mundoterra.com.br não necessariamente valem para a rede de lojas físicas da Mundo Terra, e somente são válidos para as compras efetuadas no ato da sua exibição. Apenas para os pedidos efetivamente formulados e aceitos não se aplicarão eventuais alterações posteriores de preço. Esclarecemos aos consumidores que, por não ser a Mundo Terra um vendedor no atacado, pedidos que possuam mais de um item do mesmo produto, poderão sofrer alteração no prazo de entrega se a quantidade de produtos solicitados for maior do que a quantidade disponível em nossos estoques.

 

Onde Estamos

Moema: Tel: (11) 5051-4473 - Al. dos Nhambiquaras, 809

Pinheiros: Tel: (11) 3037-7195 - Av. Pedroso de Moraes, 1085

Higienópolis: Tel: (11) 3257-9520 - Rua Maria Antônia, 80

Ilhabela: Tel: (12) 3896-5801 Rua da Padroeira,37 loja 01 - Galeria da Vila

Parceiros

Parceiros

Desenvolvido por:
Online